terça-feira, 1 de abril de 2008

1a AULA PRESENCIAL

Eu gostei muito da nossa aula apesar de ter sido pouco tempo, pois gostaria de aprender mais sobre diversas formas de representar a matemática utilizando o raciocínio lógico. Ao brincarmos com o pif-paf, percebi o quanto é difícil abandonarmos nossos constructos, ou seja, nossa linguagem representativa atual, para adotarmos outra completamente diferente. Tudo isso exige de nós uma abstração e um raciocínio sistematizado.
Além disso, como eu trabalho com a disciplina de matemática com turmas de ensino médio, me interesso muito em rever como devem ser estabelecidas as bases para uma melhor aprendizagem e compreensão da representação do mundo da matemática, a qual, na maioria das vezes, é tida como um "bicho de sete cabeças". Como nossa escola é uma escola de ensino técnico e de ensino médio, a maioria dos nossos alunos vêm de outras escolas de ensino fundamental. Esses alunos, em grande maioria, chegam com uma aprendizagem bastante deficiente, tendo grandes dificuldades até mesmo nas operações mais elementares. Uma vez uma aluna, do terceiro ano do ensino médio, teve dificuldade de responder quantos lados um triângulo possui. Sendo assim, percebo que há um grande problema no ensino da matemática, principalmente no ensino fundamental. Outro problema que identifiquei foi que muitas vezes eles estão mecanizados, acreditando que a matemática é efetivar cálculos de substituição de números, deixando de lado o principal propósito, que na minha opinião é auxiliar o aluno a desenvolver o raciocínio. Enfim, tenho tanto o que compartilhar e aprender nesse semestre. Tenho certeza que este será um semestre muito rico para mim e para todas as minhas colegas.

Viviane Maus - 28 / 03 / 08

Nenhum comentário: