Brincadeira:
Como eu trabalho com uma turma de 5a série a disciplina de Ciências, fizemos a seguinte brincadeira:
Estávamos estudando a classificação dos seres vivos em produtores: plantas, insetos, pequenos animais e consumidores: primário, secundário e terciário. Sendo assim a turma foi dividida em grupos de diferentes classes: vegetais (1a classe - produtores), capivaras (2a classe - consumidores primários), onças (3a classe - consumidores secundários).
Ao ouvirem o som do apito as diferentes classes deveriam caçar suas presas, exceto os vegetais que apenas deveriam fugir. A única maneira de se proteger dos predadores era ficando de cócoras. Cada membro capturado torna-se membro da classe que o capturou. Ganha o grupo que conseguiu agregar o maior número de integrantes.
Todavia eu sei que deveria colocar uma atividade apropriada para um grupo de crianças de 1a série, no entanto, como eu não trabalho com 1a séries, mas tenho interesse em aprender muito sobre essa faixa etária, sugiro que a mesma brincadeira possa ser adaptada para uma turma de 1a série, ou seja, os grupos podem ser classificados em equipes que representem diferentes cores, tamanhos, enfim. Como a brincadeira deu certo e os alunos adoraram a brincadeira, fica como uma sugestão. Não recordo muito bem a fonte, acho que foi de um site de biologia.
Além disso, as únicas atividades que me recordo, que tratam de classificação e seriação, na época em que eu trabalhava com crianças de pré-escola, eram com joguinhos de madeira que envolviam a classificação em cores e formatos.
VAMOS LÁ...
AGORA REPENSANDO A ATIVIDADE 1
Atividade 5 -
A medida que fui lendo o texto, fui repensando a minha prática em sala de aula. Até mesmo porque eu tenho me questionado inúmeras vezes em relação ao desempenho que os meus alunos (ensino médio) apresentam. Quais foram as experiências matemáticas que eles tiveram até o presente momento? Onde o problema inicia? Cheguei a conclusão de que os maus resultados provém de uma série de fatores, dentre eles estão as péssimas experiências que tiveram até o presente momento, ou seja, certamente esses alunos não desenvolveram as capacidades operatórias mais elementares durante os primeiros anos escolares. Sendo assim, teremos um efeito cascata, isto é, uma má experiência cria maus resultados, os quais serão propagados durante os anos escolares subseqüentes. Junto a isso agregamos a mediocridade de alguns professores, os quais fingem que ensinam e os alunos, pobres coitados, fingem que aprendem. Sendo assim, se o conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade, cabe a nós professores analisarmos a situação e verificarmos qual é a melhor forma de colocarmos esse aluno em contato com a realidade que o cerca. A melhor forma de fazermos isso, na minha opinião, é criarmos estímulos e aguçarmos a curiosidade desse aluno. Então, quais seriam esses estímulos? Utilizarmos situações problema que envolvam a realidade do aluno.
Refletindo sobre a atividade 1 -
O que eu mudaria? Iria propor uma outra atividade. Uma espécie de caçador. Inicialmente dois alunos são escolhidos, os quais serão os caçadores. Eles alunos deverão ficar distanciados um do outro, de modo que entre eles fiquem os demais alunos. Esses caçadores deverão ficar atentos as ordens da professora, a qual irá dizer quais desses alunos serão os alvos a serem acertados por uma bola, por exemplo, alunos que possuem nomes que iniciam com a letra A, alunos que estão vestidos com a cor amarela, somente meninos, somente meninas, enfim. Ganha o caçador que conseguir agregar o maior número de colegas, os quais ao serem atingidos, auxiliam o caçador a atingir suas caças. Ao término da brincadeira, sugiro que seja feita uma análise, juntamente com os alunos, de quantos colegas possuem a letra A como inicial do nome? Quantos estão vestidos com a cor amarela? Enfim, explorar o máximo possível o conceito de classificação, questionando-os sobre diferentes maneiras de criarmos novos grupos utilizando alguma característica semelhante entre eles.
ComentáriosElisa
ATIVIDADE 5
Esse é o caminho! Pensar no texto... E, a partir daí, olhar para a atividade proposta e tentar fundamentá-la teoricamente, propondo mudanças ou não. Parabéns pelo diálogo que estão começando a desenvolver... Acho que essa atividade ainda pode ser complementada... Beijocas e boa semana.
Elisa
PBWIKI DO GRUPO
Gurias! Só comentem para buscarem a participação de todas porque não temos como ver se todas estão participando. A atividade realizada é considerada para todas, independente de aparecer o nome na postagem ou não. O registro individual é para saber se alguém nunca postou, por exemplo. Quanto a organização... A idéia é que este espaço seja de discussão, conversa, troca de idéias e experiências. É importante que o grupo discuta e, ao final da atividade, organize um texto que contemple as colocações de cada uma. Neste início estamos nos organizando e acreditamos que vocês mesmas sistematizarão melhor o trabalho com o desenrolar da interdisciplina. Ajudei?? Beijinhos a todas...
Elisa
Olá, garotas! As atividades postadas estão bem dentro do solicitado. Porém, nem todos os integrantes do grupo postaram suas idéias. Para a próxima atividade procurem a participação de todos e que haja uma verdadeira discussão sobre as atividades, não apenas uma coleção de idéias. Continuem trabalhando... Beijinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário