Com certeza sim. Mesmo as atividades que envolviam um menor grau de dificuldade, pressupõe que o aluno venha a desenvolver um raciocínio lógico. Além disso, acredito que a ordem na qual elas foram apresentadas também é de suma importância, ou seja, a medida que eles vão vencendo as etapas o grau de dificuldade vai aumentando. Também acredito que algumas crianças, dependendo do nível de cognição no qual se encontram, podem vir a achar os primeiros um tanto fáceis. Por outro lado, existem aqueles que certamente irão encontrar um pouco de dificuldade para resolver alguns, considerados de grau menor de dificuldade, visto que cada criança possui sua individualidade e, portanto, diferentes habilidades. No entanto, aqui temos uma maneira diferenciada e divertida de apresentar o mundo da matemática aos nossos alunos.
- O que você mudaria nas atividades? E nos objetos?
Eu apenas fiquei um tanto intrigada com o objeto: "Sou ou não sou". Ele possui uma certa lógica, a qual não é nada explícita. Os questionamentos dão uma pista sobre o objetivo a ser atingido. No entanto, sugiro que os objetos fossem apresentados de uma maneira diferenciada, ou seja, a resposta consiste em classificar objetos por cores e tamanhos, pares e ímpares.
CRIE UMA ATIVIDADE:
Construção de um quebra-cabeças: Dividir a turma em grupos e dar a eles uma cartolina com diferentes desenhos (sol, árvore, casa, lago, etc). Em seguida, propor que cada grupo pinte cada um dos objetos de apenas uma cor. Por exemplo, a casa de rosa, o lago de laranja, enfim, da cor que eles preferirem. Após terem terminado de colorir os objetos a cartolina será recortada em pedaços menores. Por último, cada grupo deve montar o quebra-cabeças o mais rápido possível. Observar a maneira como eles realizaram a atividade, questioná-los sobre qual é a maneira mais rápida de montar o quebra-cabeças. Deixar que eles cheguem em suas próprias conclusões em relação a classificação.
OBS: Quanto aos desenhos, eles podem ser feitos pelos próprios alunos. Talvez seja interessante estabelecer que tipos de objetos eles irão desenhar como, por exemplo, desenhar na cartolina apenas objetos que uma sala de aula possui ou objetos que uma cozinha possui. Enfim, dependendo do assunto que estiver sendo trabalhado em ciências, por exemplo, poderá ser utilizado nessa atividade, promovendo uma atividade interdisciplinar que envolva conceitos tanto de matemática quanto de ciências.
Comentários:
Marlusa Benedetti da Rosa:
Querida Viviane! Teus comentários em relação as atividades propostas são bem pertinentes. Quanto a atividade do quebra-cabeças, não consegui compreender onde está a classificação. Solicito que refaça a atividade explicitando o que entendes por classificação. Parabéns pelo wiki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário