Discuta com seu grupo uma ou duas atividades que você desenvolve na sala de aula com seus alunos que envolva os conceitos de classificação e seriação.
Como eu trabalho com uma turma de 5a série a disciplina de Ciências, fizemos a seguinte brincadeira: Estávamos estudando a classificação dos seres vivos em produtores: plantas, insetos, pequenos animais e consumidores: primário, secundário e terciário. Sendo assim a turma foi dividida em grupos de diferentes classes: vegetais (1a classe - produtores), capivaras (2a classe - consumidores primários), onças (3a classe - consumidores secundários). Ao ouvirem o som do apito as diferentes classes deveriam caçar suas presas, exceto os vegetais que apenas deveriam fugir. A única maneira de se proteger dos predadores era ficando de cócoras. Cada membro capturado torna-se membro da classe que o capturou. Ganha o grupo que conseguiu agregar o maior número de integrantes. Todavia eu sei que deveria colocar uma atividade apropriada para um grupo de crianças de 1a série, no entanto, como eu não trabalho com 1a séries, mas tenho interesse em aprender muito sobre essa faixa etária, sugiro que a mesma brincadeira possa ser adaptada para uma turma de 1a série, ou seja, os grupos podem ser classificados em equipes que representem diferentes cores, tamanhos, enfim. Como a brincadeira deu certo e os alunos adoraram a brincadeira, fica como uma sugestão. Não recordo muito bem a fonte, acho que foi de um site de biologia. Além disso, as únicas atividades que me recordo, que tratam de classificação e seriação, na época em que eu trabalhava com crianças de pré-escola, eram com joguinhos de madeira que envolviam a classificação em cores e formatos. Nada de interessante, por esse motivo resolvi comentar uma das atividades que eu fiz há pouco tempo com meus alunos e deu certo, podendo ser utilizada das mais diversas formas.
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário